2

Do registro de domínio a hospedagem de site: o que eu preciso saber para abrir o meu negócio na internet?

Para criar ou começar a divulgar o seu trabalho na internet, você precisa saber tudo sobre presença digital

Para criar e/ou começar a divulgar uma empresa na internet, é importante entender um pouco sobre presença digital: a escolha do nome e como fazer o registro de domínio, como criar um site/loja virtual e quais empresas de hospedagem de site podem auxiliá-lo nesses processos.

Ter a sua empresa na internet ou abrir um novo negócio no mundo digital, como todo empreendimento, requer planejamento e um plano de negócios que contemple ações de marketing específicas para o seu negócio:

  • SEO para buscadores;
  • Diversos canais online (site, blog, e-mail, mídias sociais) em sintonia;
  • Conteúdo (texto, vídeo e imagem) relevante para gerar engajamento e fidelização dos clientes;

Continue a leitura e entenda os processos iniciais para garantir sua presença na web o quanto antes.

O que é registro de domínio e como fazer?

Esse é o primeiro passo para consolidar a sua presença digital: o registro de domínio é o que vai garantir um nome exclusivo para a sua página para facilitar que seus clientes te encontrem.

Após pesquisar, estudar, escolher o domínio ideal para seu negócio e verificar sua disponibilidade, é hora de registrá-lo.

Para empresas nacionais, recomendamos o registro de site com a extensão “.com.br”, pois os usuários estão mais habituados a digitar essa extensão automaticamente nos navegadores.

Também existem outras categorias de domínios para escolher, inclusive, com terminações de acordo com o seu ramo de atividade, ex: os advogados podem escolher domínios com terminação “.adv.br”, arquitetos podem usar “.arq.br”, entre outros.

O órgão responsável por extensões “.br” no Brasil é o Registro.br. A Task possui um convênio com ele e pode intermediar esse processo para você.

Uma dica valiosa! Pense na possibilidade de registrar vários domínios para mesmo site. Isso poderá te livrar de uma dor de cabeça no futuro e garantir exclusividade na web para a sua empresa.

Como criar um site ou uma loja virtual?

Existem vários caminhos que te levarão a ter um site. Isso pode variar de acordo com a especificidade do seu negócio e da necessidade da sua empresa.

A Task possui dois serviços para ajudar na sua presença digital: o TaskSite e a Loja Virtual.

  • O TaskSite é um serviço de criação de sites institucionais, para apresentar e mostrar os serviços de sua empresa. Você recebe um site profissional, pronto para atender suas necessidades.
  • A Loja Virtual é ideal para venda de produtos pela internet. Prático e objetivo, este serviço oferece facilidade para receber suas vendas e suporte técnico especializado.

Aumente sua visibilidade e suas vendas pela internet com um desses serviços.

Uma outra opção é utilizar o WordPress, um programa para construção de blogs / websites que permite edição, gerenciamento e publicação de conteúdos. Com a ajuda dos nossos tutoriais para o WordPress, você consegue criar sites do zero nesta aplicação.

Para sites com muitas especificidades, a terceira alternativa é contratar um desenvolvedor experiente e com boas recomendações. Essa é uma possibilidade sugerida para sites mais robustos e com um projeto mais detalhado.

A Task possui alguns desenvolvedores parceiros. A nossa lista pode ajudar na hora de escolher um profissional para o seu projeto.

Atenção: para todas as opções que listamos é imprescindível que o seu site seja responsivo, boa parte das pessoas acessam a internet pelo celular e precisam ter uma boa experiência para não abandonar o site em poucos segundos.

Como escolher uma hospedagem de site e email?

Assim que o projeto do seu site estiver pronto, será possível saber quais as especificidades dele e quais são as prioridades para a sua página. Com essas informações, você poderá escolher por três tipos de hospedagem de site: servidor compartilhado, servidor virtual ou servidor dedicado.

Para saber qual a diferença entre os três serviços citados acima e qual se adequa a sua necessidade, acesse o artigo em nosso blog.

Caso opte por construir o website pelo WordPress, será preciso primeiro contratar o serviço de hospedagem de site para instalá-lo no servidor e, só então, começar a construção da página.

Para escolher um bom provedor de hospedagem de site e email, atente para os seguintes quesitos:

  • Número de contas de email que o provedor oferece;
  • Espaço de armazenamento para o site e para cada conta de email;
  • Tráfego de dados;
  • Quantidade e tipos de recursos extras disponíveis;
  • Como é o suporte/atendimento do provedor.

Saiba mais: Serviços de e-mail: motivos para fazer um registro de domínio personalizado

Formas online de atendimento ao cliente

Ter um atendimento diferenciado é essencial para fidelização de clientes e é por meio dele que estabelecemos uma relação de confiança.
Para demonstrar interesse em ouvir e resolver todas as questões dos seus clientes, opte por várias formas de atendimento:

  • Chat online
  • E-mail
  • Redes Sociais
  • Formulário de contato do site

Este último, se bem gerenciado, aumenta consideravelmente as chances de conversão de visitantes para clientes. E, ainda, funciona como uma ferramenta de coleta de dados e hábitos dos usuários.


Saiba mais: Serviços de email: a importância de ter um formulário de contato em seu site

A presença digital vai além de marcar estar nas redes sociais. É preciso utilizar todos todos os recursos disponíveis (redes sociais, sites, canais de atendimento) com posicionamento e conteúdo relevante, apresentando seu trabalho para gerar confiança entre os clientes e potenciais clientes.

Achou esse conteúdo relevante? Se ficou alguma dúvida, estamos sempre à disposição para esclarecer.


Leia também!

O que registrar domínio tem a ver com DNS?
Meu domínio foi congelado. Como devo proceder?
Hospedagem de site: Linux ou Windows?

Hospedagem de site: mensagem de site não seguro

Dicas para proteger as suas contas na internet com senhas fortes

0

task_blog

A Task tem por objetivo prover soluções em internet e comércio eletrônico que otimizem processos e gerem resultados para pessoas e organizações. São mais de 20 anos de experiência em hospedagem de sites, serviços de e-mail, servidor virtual, servidor dedicado, loja virtual e muito mais. Saiba mais em www.task.com.br

2 Comentários

  1. Artigo direto ao ponto com dicas perfeitas e úteis. Incrível como muitas pessoas e empresários ainda não sabem como lidar com esta realidade. Mas, nada como ver uma empresa como a Task se dando ao trabalho de ir além do serviços que oferece e compartilhando conhecimento objetivo. Parabéns pela atitude contínua de fazer a diferença!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *