0

Hospedagem de site: qual a diferença entre servidor compartilhado, virtual (VPS) e servidor dedicado?

Modalidades de hospedagem de site

De um site simples até uma aplicação online mais robusta, existe um tipo de hospedagem de site ideal para cada demanda: servidor compartilhado, servidor virtual (ou servidor VPS) e servidor dedicado. Para escolher corretamente, é preciso saber a diferença de cada um.

Para que serve a Hospedagem de site?

Na maioria dos provedores, como a Task, os planos de hospedagem de site oferecem um espaço para armazenar o seu site e banco de dados em um servidor, bem como contas de e-mails para manter seu negócio na internet de forma mais profissional.

Assim que você registrar o seu domínio e desenvolver sua página, é hora de escolher um provedor de hospedagem que possua um ambiente seguro e estável. Caso tenha dúvidas sobre como registrar seu domínio, acesse o nosso blog.

A escolha deve levar em consideração as características do seu site para, então, descobrir qual plano ou tipo de hospedagem de site irá suprir as suas necessidades. Algumas perguntas podem te ajudar neste processo:

  • Qual a previsão de acessos do site? Quanto mais pessoas acessarem o página simultaneamente, mais recursos serão requeridos;
  • Qual a demanda de recursos necessários para o correto funcionamento do site? Esta informação é muito importante para a definição da sua plataforma de hospedagem. Para sites muito “pesados”, geralmente recomendamos soluções dedicadas ou semi-dedicadas;
  • Quantos e-mails vou precisar e qual o tamanho de cada caixa necessito? Isso pode variar de acordo com a quantidade de pessoas/setores em sua empresa e o número de mensagens armazenadas em cada caixa.

Não tem essas informações? Não se desespere! O profissional que desenvolveu o seu site com certeza saberá te orientar sobre isso. Nossa equipe também está disponível para te ajudar nesta escolha.

Depois de ter essas respostas sobre o seu site ou aplicação, é hora de encontrar a melhor modalidade de hospedagem/registro de site.

Hospedagem de site compartilhada

Imagem da hospedagem compartilhada

A hospedagem de site compartilhada é a modalidade mais básica que existe (e, consequentemente, a mais barata). Como o nome sugere, utiliza-se um servidor para abrigar vários sites utilizando os mesmos recursos de memória RAM, processamento, banda da internet e espaço no disco.

Isso significa que o site estará na mesma máquina que vários outros sites. Mas não quer dizer que seja uma modalidade ruim, já que o equipamento destinado a essa hospedagem é preparada para suportar um alto número de acessos.

Esse tipo de hospedagem de site é indicado para sites institucionais, pequenas lojas virtuais e blogs.

Servidor virtual

Imagem servidor virtual

O servidor virtual, também conhecido como Cloud Computing, é uma modalidade que permite maior liberdade na hospedagem de sua aplicação.

Trata-se de uma máquina virtual configurada com recursos de HD, memória RAM e Processamento, pré-definidos apenas para sua aplicação.

Além disso, esta modalidade de hospedagem lhe permite acesso root (linux SSH) ou administrador (windows RDP), o que possibilita uma liberdade muito maior de configurações e ajustes, eventualmente necessários para a demanda de sua aplicação.

É indicado para soluções que necessitam de mais autonomia de recursos e configurações, como sites, aplicações e bancos de dados de médio porte e/ou que receberão um número alto de acessos.

O servidor virtual garante o desempenho que sua aplicação necessita, sem a interferência de outros. É um serviço robusto a custos menores que a hospedagem dedicada. A Task oferece o serviços de hospedagem virtual tanto para o sistema operacional Linux quanto para Windows.

Servidor dedicado

Imagem servidor dedicado

O servidor dedicado é uma máquina exclusiva, com recursos totalmente dedicados ao site ou banco de dados do usuário. Embora seja uma alternativa mais cara, oferece alta performance para o seu site/aplicação.

Nesta modalidade, ao contrário da hospedagem virtual, os recursos precisam ser calculados com exatidão para que não fiquem subutilizados ou insuficientes para a correta execução de suas aplicações.

Essa solução de hospedagem é recomendada para aplicações que demandam um número muito elevado de recursos, que recebam muitos acessos e/ou que necessitam de uma grande disponibilidade.

É importante dizer que não há um tipo de hospedagem boa ou ruim. Há hospedagem indicada ou não para o que o usuário necessita. Isso varia de acordo com a demanda de recursos, bem como a liberdade de acesso e configuração.

Antes de escolher qual a melhor categoria de hospedagem de site, defina previamente as necessidades técnicas para que o seu site, loja ou banco de dados funcione bem.

Leia também!

Hospedagem de site: Linux ou Windows?

Hospedagem de site: mensagem de site não seguro

Como registrar um site na internet?

Dicas para proteger as suas contas na internet com senhas fortes
O que é um site responsivo e qual sua importância?
Hospedagem de site segura – como aumentar a segurança do site?
Serviços adicionais para hospedagem de site: monitoramento, atendimento e e-mail profissional
Saiba como certificar segurança HTTPS na sua hospedagem de site WordPress

0

task_blog

A Task tem por objetivo prover soluções em internet e comércio eletrônico que otimizem processos e gerem resultados para pessoas e organizações. São mais de 20 anos de experiência em hospedagem de sites, serviços de e-mail, servidor virtual, servidor dedicado, loja virtual e muito mais. Saiba mais em www.task.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *