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Tudo sobre hospedagem de site: como criar um bom site

Existem algumas técnicas para ter um bom site. A principal delas é trabalhar com um conteúdo relevante e as palavras certas para deixar a sua página bem posicionada.

Existem várias formas de estabelecer uma presença virtual da sua empresa na Internet. A principal delas é ter um web site do seu negócio. Porém, para criar um bom site, além de entrar um pouco no universo da hospedagem de site, é essencial prestar atenção em alguns pontos para não desperdiçar tempo e nem dinheiro.

Antes de tudo, é preciso entender o que é um site e como ele pode ajudar você em sua empresa.

O site nada mais é que um conjunto de páginas com textos, imagens, vídeos, gráficos e outras funcionalidades que mostrará o seu negócio e permitirá que você seja encontrado nos mecanismos de busca – possibilitando o aumento de vendas e a visibilidade da sua empresa.

Ser encontrado na internet com o seu site permitirá:

  • Ter o seu negócio disponível 24h;
  • Apresentar-se de forma profissional no mercado;
  • Possibilidade de modificar o conteúdo quando e como quiser;
  • Alcançar novos mercados e clientes;
  • Agilizar seu atendimento e contato com o cliente.

Além de ser sinônimo de profissionalismo e credibilidade, criar um bom site permitirá que se tenha um canal de diálogo e ainda será uma forma para divulgar e vender produtos e serviços.

Primeiros passos para criar um bom site

Os primeiros passos para criar um bom um site são: escolher o domínio ideal para seu negócio e registrá-lo.

Uma informação importante! É essencial que você faça o registro de domínio em seu nome. Algumas empresas (ou profissionais autônomos) costumam registrar o domínio dos clientes no próprio nome. Acredite, isso pode te dar muita dor de cabeça no futuro.

Então, ao realizar um registro de site / domínio na internet, certifique-se que ele esteja em seu CPF ou CNPJ. Pois, se for o contrário (em nome do profissional ou empresa que fez o site) para transferir essa titularidade, pode ser um problema. Principalmente se você não encontrar mais quem tem a propriedade do seu domínio.

O próximo passo é escolher a melhor hospedagem de site para seu negócio. Esse momento requer uma pesquisa mais aprofundada sobre o que é hospedagem de site e um conhecimento sobre o seu projeto para não errar na empresa e em qual modalidade de hospedagem o seu website se enquadra.

Principais Tipos de site

Institucional


O site institucional é o mais comum no mercado. É utilizado por empresas para apresentar o negócio, mostrar produtos/serviços, equipe, localização e manter contato com o cliente.

Loja Virtual (E-commerce)


Também conhecido como comércio eletrônico, é um site para vendas de produtos e serviços. Nele é possível finalizar uma compra com segurança e comodidade de não sair de casa.

Blog

São páginas para divulgar conteúdos como artigos e notícias. Podem (ou não) estar vinculados a um site institucional. Normalmente, são utilizados como uma das estratégias de marketing de conteúdo pelas empresas.

Portais

Muito comum em empresas que trabalham com informação (como um jornal ou uma TV). São páginas que oferecem vários tipos de conteúdo e serviços (como chat, previsão do tempo, por exemplo).

Landing Page


É uma página de conversão, geralmente é usada pela empresa para dar algo (como um e-book) em troca de uma informação do cliente (o e-mail, por exemplo).

Hot Site


É um pequeno site utilizado para uma campanha específica. Por exemplo, uma promoção de aniversário ou lançamento de um produto.

Como criar um bom site

1 – Desempenho

O desempenho do site é um quesito importantíssimo na hora de converter visitantes em clientes. Ações para diminuir o tempo de carregamento do site, como minificar o código, por exemplo, são fundamentais para manter o cliente em sua página por mais tempo para ele obter o que deseja.

É fundamental, ainda, que a sua página tenha design responsivo. Isso permitirá que seus clientes acessem o seu website de qualquer dispositivo, independente do tamanho da tela (celular, tablet, computador).

Mesmo que não seja você a desenvolver a sua página, é importante ter ideia do que exigir do profissional que vai criar o seu website.

2 – Aparência e conteúdo

Estude e saiba tudo o que você quer mostrar no seu site. Sendo assim, defina com antecedência aquilo que você precisa colocar no site para que o layout seja agradável.

Entender um pouco sobre a psicologia das cores é interessante para escolher quais delas irão definir a identidade da página.

As cores que usamos para um site de buffet infantil não é viável para um site de advocacia, que precisa passar seriedade, por exemplo. Por isso, a página precisa condizer com o que propõe a sua empresa.

Além de decidir como o seu website será organizado e dividir as seções do seu site, como Menu, Quem Somos e Nossos Serviços, faça um estudo aprofundado de palavras-chave e um planejamento de conteúdo.

Isso é fundamental para ter um site completo e preparado para ser encontrado nos mecanismos de buscas.

Em algum momento de sua vida, você deve ter ouvido o comentário “Procure no Google”. Essa é a tradicional forma de pessoas obterem respostas a seus questionamentos na internet.

Para o seu site aparecer nos resultados de busca, será preciso apostar em conteúdo relevante, de qualidade e que respeite as técnicas de SEO.

É de extrema importância inserir todas as formas de contato com a sua empresa. Muitas vezes, essa é a primeira informação que a pessoa busca ao entrar em uma página.

As imagens e os vídeos também têm um papel importante na construção do seu site. Você pode produzir seus recursos gráficos ou buscá-los em bancos de imagens. Enfim, o importante é que eles sejam bonitos, claros, demonstrem exatamente o seu serviço e que que você possua os direitos autorais sobre elas.

3 – Divulgação

Além de ter um site estruturado nas regras de SEO, é muito importante divulgá-lo nas mídias sociais com um conteúdo relevante. A interação, tanto no site, quanto nas redes sociais é imprescindível para fazer o seu público-alvo conhecer a empresa.

Mas, cuidado! Não é aconselhável embasar o seu trabalho somente nas redes sociais. No entanto, elas podem servir como ferramentas auxiliares. Seria imprudente fazer toda sua estratégia e deixar todo o seu conteúdo exclusivamente em uma plataforma que não é sua e que pode deixar de existir a qualquer momento.

O trabalho com um conteúdo relevante permitirá que você crie a sua própria audiência e interaja com o seu público da forma que achar melhor.

Além de trabalhar o conteúdo, é fundamental investir em publicidade na internet. A ferramenta mais popular para este serviço é o Google Ads. Com links patrocinados, você poderá levar um público qualificado (aquele que tem interesse em seu negócio) para o site da empresa.

Na prática, o Google Ads permite que o seu negócio fique nas primeiras páginas do Google (desde que escolha as palavras-chave corretas) ou que seu negócio receba ligações de pessoas interessadas no seu produto/serviço.

Conclusão

Com tudo que citamos acima, fica fácil entender que para ter um site de sucesso é preciso uma junção de fatores que começa da escolha do nome para o seu website, terminando em técnicas de criação de conteúdo e links patrocinados.

Sendo assim, além de entregar informações úteis para as pessoas é proporcionar uma boa experiência para o usuário. Afinal, você quer tê-lo como cliente, não é mesmo?

Da mesma forma, é certo que a presença digital é uma estratégia que possibilita muitos ganhos para qualquer negócio, independente do ramo. Por isso, aliando foco, determinação e conhecimento, é possível fazer um excelente trabalho para sua empresa.

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