Skip to content
Ilustração de um globo com um cadeado na frente para demonstrar tempo para propagação de DNS no registro.

Quanto tempo levam as alterações de DNS no Registro.br? Veja

20/06/20254 minute read

Por que aquela mudança que você fez no DNS agora pode demorar algumas horas (ou até dias) para funcionar no navegador do seu cliente? Spoiler: não é culpa do Registro.br.

Neste artigo você vai entender quanto tempo leva a propagação no Registro.br

Qual tempo para propagação de DNS no registro?

A propagação de DNS é o tempo que os servidores do mundo todo levam pra entender que você mudou algo no seu domínio. 

Esse processo leva entre 15 minutos e 72 horas. Mas isso não quer dizer que sempre vai demorar três dias inteiros.

Às vezes, a mudança se espalha rapidamente e outras vezes não. Isso acontece por causa do cache dos servidores DNS e até do seu navegador ou da rede da sua operadora.

Pode acontecer, por exemplo, de trocar os servidores de DNS do seu domínio lá no Registro.br e continuar indo pro servidor antigo.

Isso é normal, pois pode ser que sua operadora ainda não atualizou a rota ou seu computador ainda guarda a versão antiga da informação. Por isso, você pode ver um resultado diferente do seu amigo, que mora em outro estado ou usa outra internet.

Além disso, temos que considerar o TTL (Time To Live), que é um tempo de validade que cada registro DNS tem. Ou seja, o servidor que consulta essa informação guarda ela por um tempo.

Se o TTL estiver configurado para 24 horas, por exemplo, ele só vai procurar a informação nova depois de um dia. Sendo assim, se você pretende trocar DNS, o ideal é reduzir o TTL antes da mudança, para agilizar a propagação.

Agora, outro detalhe importante: o Registro.br é rápido, mas depende do que você está mudando. Se for só trocar um apontamento (tipo mudar o IP do seu servidor), pode propagar em minutos.

Mas se for trocar os servidores DNS inteiros (por exemplo, mudar de um servidor para outro), aí sim o tempo pode variar mais e atingir essas 72 horas.

Políticas DNS

O DNS é a sigla para Domain Name System, ou seja, Sistema de Nomes de Domínio. Ele  segue um conjunto de regras e boas práticas, que são chamadas de políticas.

As políticas DNS podem influenciar diretamente o tempo de propagação e as alterações que você faz no seu domínio.

No Registro.br, você precisa ter pelo menos dois servidores DNS válidos que devem estar configurados corretamente, com as zonas DNS funcionando e respondendo.

Serviço DNS Autoritativo

Quando você registra um domínio no Registro.br, ele te dá uma opção chamada Serviço DNS Autoritativo. Utilizamos essa função, principalmente, se você ainda não tem uma hospedagem contratada ou quer uma solução simples para configurar o DNS.

Desativando o serviço

Agora, uma dúvida comum: e se eu quiser parar de usar o DNS Autoritativo do Registro.br?

Para isso, basta acessar o painel do Registro.br, ir na seção “DNS” do seu domínio e clicar em “Indicar servidores DNS”. Aí você coloca os servidores da empresa que você quer usar e salva.

Isso é útil quando você contrata uma hospedagem que já oferece o painel DNS próprio, como cPanel.

Conclusão

O DNS liga seu domínio a servidores do mundo inteiro, e cada mudança que você faz precisa circular por todos esses caminhos.

Por isso, quando você altera um DNS no Registro.br, existe um tempo para que essa informação se espalhe. 

Portanto, se você quer evitar dor de cabeça, o segredo é simples: entenda bem o que está fazendo, siga as políticas, use ferramentas de teste, verifique as configurações antes de aplicar e tenha um pouco de paciência.

Geraldo Lucciani é jornalista, especialista em Marketing Digital e Gestor Cultural. Apaixonado por tecnologia e internet, escreve conteúdos para sites, blogs e redes sociais desde 2016. Atua também na cena cultural da capital mineira produzindo espetáculos e trazendo nomes do humor para a cidade. Nas horas vagas, ama ler, assistir filmes, séries e, claro, peças de teatro.

Nenhum comentário

Comments (0)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também...
Back To Top