Skip to content
Ilustração de uma landing page, mostrando seus elementos principais.

Landing page: o que é e como construir uma profissional

07/11/20255 minute read

As landing pages funcionam como a porta de entrada da sua estratégia digital. Você usa essa página para guiar o visitante até a ação que mais importa para o seu negócio. 

Então, por isso, não podemos tratar essa página como algo secundário, mas como uma peça central.

Entender o que é uma landing page te ajuda a enxergar o funil como algo mais lógico e simples.

Ela é a estrutura que sustenta suas conversões, organiza seu funil e te ajuda a transformar visitantes em leads qualificados e leads em clientes reais.

O que é uma landing page

Resumidamente, uma landing page é usada para atrair clientes e levar a pessoa a um único caminho: realizar uma ação específica.

Essa ação pode ser baixar um material, pedir um orçamento, participar de um evento, comprar um produto ou até entrar em uma lista VIP. Sendo assim, você elimina distrações e cria um ambiente focado, direto e objetivo.

As landing pages são usadas para: 

  • transformar tráfego em resultado;
  • qualificar o seu público;
  • testar ideias;
  • fazer conexão entre o seu conteúdo, o seu tráfego e a sua oferta.

Como construir uma landing page profissional

O objetivo de uma landing page é a conversão de pessoas em clientes, por isso, cada elemento dela precisa conversar com o objetivo principal da página e guiar o visitante para a ação que você deseja.

Para te ajudar a montar uma estrutura sólida, clara e estratégica, vou te explicar como você pode construir uma landing page profissional.

Título e subtítulo

Comece com um título forte, mas direto e simples. A pessoa precisa entender, em segundos, o que vai ganhar se continuar na página.

Logo abaixo, crie um subtítulo para complementar. Utilize esse espaço para ampliar a mensagem, reforçar o benefício ou reduzir alguma objeção.

Imagens

Escolha imagens que ajudem a reforçar a sua mensagem, e não apenas decorar a página. 

Use imagens de alta qualidade, mas otimizadas para a web, e que elas tenham relação com a promessa da página.

Descrição da oferta

Vá direto ao ponto.Explique o que a pessoa vai receber e por que aquilo ajuda a resolver o problema dela. Você apresenta os benefícios, não só as características.

Uma landing page, você entende que a descrição precisa aumentar o desejo e diminuir a dúvida. 

Formulário de contato

No formulário, você pede somente o necessário. Quanto mais campos você adicionar, mais barreiras você cria. Ou seja, você coleta apenas o que realmente precisa.

Organize o formulário de forma limpa e intuitiva, com espaço suficiente entre os campos e instruções claras, quando necessário.

Botão de CTA

O CTA é o coração da sua landing page. Deixe-o claro, chamativo e objetivo.

Evite textos genéricos como “Enviar” ou “Clique aqui” e opte por frases que reforcem o ganho, como “Quero baixar agora”, “Quero meu orçamento” ou “Quero acessar a aula”.

Além disso, posicione o CTA de forma estratégica: bem visível, destacado e repetido nos momentos certos da página. 

Design

Crie um design limpo, organizado e focado na leitura. Utilize espaços em branco, crie uma hierarquia entre textos e evite poluição visual.

Provas sociais

Aqui você reforça confiança. Você usa depoimentos reais, avaliações, números, selos, resultados, prints ou qualquer evidência que mostre que a sua oferta é segura e valiosa.

Tipos de landing page

Existem vários formatos para usar dentro da sua estratégia. Cada tipo cumpre um objetivo diferente e ajuda você a conduzir o visitante por etapas específicas da sua jornada digital. 

A seguir, você vai ver os principais tipos de landing page e como cada um deles funciona na prática.

Página de captura de leads

Usada para atrair contatos e transformar visitantes em leads. Aqui, seu objetivo é claro: capturar informações essenciais para continuar se comunicando com a pessoa. 

Em geral, oferecemos uma recompensa digital, como um e-book, checklist, minicurso, aula gravada, cupom de desconto ou acesso a um conteúdo exclusivo.

Página de confirmação pendente

Utilizada para confirmar o e-mail da pessoa, principalmente quando trabalha com o modelo de double opt-in (ou dupla confirmação: é um processo de duas etapas para se inscrever em uma lista de e-mails).

Página de vendas

A página de vendas exige mais profundidade, porque seu objetivo é transformar interesse em compra. Aqui, você apresenta toda a proposta do seu produto ou serviço. 

Página de pré-lançamento

Estrategicamente usada para gerar expectativa antes de abrir o carrinho, liberar inscrições ou lançar algo. Aqui, você foca em despertar curiosidade e fazer a pessoa levantar a mão dizendo: “eu quero saber mais”.

Página de obrigado

A página de obrigado é muitas vezes subestimada, mas você pode usar ela de forma muito estratégica. Depois que a pessoa converte, seja baixando um material, fazendo um cadastro ou comprando algo, você a direciona para essa página.

Página de eventos

Você usa a página de eventos para divulgar e captar inscritos para webinars, workshops, treinamentos, aulas ao vivo ou encontros presenciais.

Aqui, você apresenta a proposta do evento, mostra quem vai participar, deixa claro o que a pessoa vai aprender e reforça os motivos pelos quais vale a pena se inscrever.

Conclusão

Construir uma página profissional vai muito além de colocar um título bonito e um botão chamativo. 

Criamos intenção em cada detalhe, organizamos a mensagem, guiamos o olhar, reforçamos os benefícios e eliminamos tudo que pode atrapalhar a decisão da pessoa.

Geraldo Lucciani é jornalista, especialista em Marketing Digital e Gestor Cultural. Apaixonado por tecnologia e internet, escreve conteúdos para sites, blogs e redes sociais desde 2016. Atua também na cena cultural da capital mineira produzindo espetáculos e trazendo nomes do humor para a cidade. Nas horas vagas, ama ler, assistir filmes, séries e, claro, peças de teatro.

Nenhum comentário

Comments (0)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também...
Back To Top