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Não recebeu um e-mail importante? O que fazer?

Não recebeu um e-mail importante?

O e-mail é a ferramenta mais utilizada nas organizações para melhorar o processo de comunicação.

A rapidez e a redução de custos (principalmente com impressões desnecessárias) são os principais fatores para o sucesso da troca de mensagens por meios eletrônicos.

Tão importante quanto conhecer as formas de evitar que o seu e-mail seja considerado um spam e não chegue ao destinatário, é preocupar-se com as mensagens que nos foram enviadas e não apareceram na caixa de entrada.

Deixar de receber uma mensagem importante pode custar caro. Pensando nisso, listamos alguns motivos possíveis para esta situação:

Bloqueio por falha na regra SPF do remetente

O SPF ou “Sender Policy Framework” é um sistema que evita que outros servidores enviem e-mails não autorizados em nome de seu domínio.

A verificação SPF baseia-se em verificar se o IP do servidor que disparou a mensagem por determinado domínio está autorizado a efetuar essa ação.

A regra é inserida na zona de DNS de todos os domínios e, quaisquer e-mails destinados ao seu e-mail só serão recebidos caso o IP do servidor utilizado esteja na regra do remetente.

Confira como visualizar as configurações de SPF atuais do seu domínio ou criar novos registros em seu DNS na nossa central de conteúdo.

Bloqueio por blacklist

Existem diversas blacklists (listas de bloqueio) que buscam identificar se algum domínio ou servidor está enviando conteúdo suspeito.

Caso algum domínio esteja listado em uma blacklist, a mensagem poderá ser filtrada como ‘spam’ ou até mesmo recusada pelo servidor. Neste segundo caso, o remetente receberá o alerta com o erro e informações sobre a lista onde ele está inserido.

Leia também: Meu servidor está listado em blacklist. O que devo fazer?

Bloqueio por greylist

A greylist é mais uma técnica que visa conter o envio/recebimento de spams e consiste em recusar, temporariamente, mensagens de servidores (MTA) não legítimos e/ou que possuam algum erro em suas configurações.

Nestes casos o servidor recusa o recebimento num primeiro momento, e aguarda seu reenvio para atestar que a mensagem, de fato, parte de um servidor legítimo.

Mensagem recebidas em “Spam”

Todo e-mail remetido para sua conta recebe uma nota dada pelo servidor do destinatário. Esta nota se baseia em checagens no assunto, conteúdo do e-mail, domínio do remetente e servidor de origem.

Assim que a mensagem é analisada, de acordo com sua nota o servidor irá destinar (ou não) a mensagem para a pasta Spam.

Em casos que a mensagem seja considerada como spam erroneamente, sugerimos que acesse o WebMail da Task e marque a mensagem como confiável, para que os próximos envios do remetente possam ser entregues em sua caixa de entrada, ainda que com baixa reputação. Para saber como realizar a liberação, siga as instruções na nossa central de conteúdo.

É possível realizar buscas nas mensagens recebidas e analisar o status de seus respectivos recebimentos. Para isso, é preciso que possua o serviço de NovoMail contratado. Após efetuar a contratação do serviço, siga as instruções na nossa central de conteúdo.

Leia também: Organize seu e-mail profissional com pastas e filtros de mensagens

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