0

Meu domínio foi congelado. Como devo proceder?

Como proceder em caso de domínio congelado

É principalmente por meio de um site que clientes interagem com as empresas na internet. Por isso, é essencial tomar os devidos cuidados para não ter seu domínio congelado.

O que é um domínio?

O domínio é a identidade de sua empresa na rede e, por isso, é muito importante mantê-lo online. É o endereço que responderá pelo acesso ao seu site e a teus e-mails.

No Brasil, os sites são inscritos (e administrados) pela entidade Registro.br e terminam, especificamente, com a extensão “.br”.

Por que um domínio é congelado e o que acontece com o site neste caso?

Ao ser congelado, o acesso ao site e o envio/recebimento de e-mails é bloqueado. Esse status é causado quando o domínio não foi pago ou renovado junto ao Registro.br.

O congelamento trava o domínio, protegendo sua empresa para que um terceiro não o registre enquanto você regulariza a situação.

Atenção! Não esqueça de sempre checar seu e-mail cadastrado junto ao Registro.br. Sempre que o registro de domínio está próximo de seu vencimento, a entidade encaminha um aviso com informações para renovação.

Meu domínio está congelado, e agora?

Recorra ao Registro.br e regularize sua situação. O órgão dispõe de uma ferramenta para reativar, por um curto espaço de tempo, os domínios congelados.

A ferramenta, chamada extensão de pagamento, permite manter seu domínio principal funcionando enquanto a pendência que tirou o site do ar é regularizada.

O Registro.br emite o boleto com a data de vencimento ao dia seguinte ao pedido. No entanto, o pedido de extensão vale por sete dias. Caso o pagamento não seja detectado, o site é bloqueado novamente.

Quer saber sobre a expiração e quais contas estão cadastradas? Busque pelo seu domínio no site do Registro.

Prazos de congelamento de domínio

O prazo para pagar a renovação do domínio após a data de expiração, sem que haja interferência no funcionamento do site, é de 14 dias.

Depois desse período o domínio ficará congelado por até 90 dias até a regularização da pendência. Assim que esse prazo acabar, o domínio será removido.

Como recuperar um domínio removido?

Quando removido, os domínios ficarão disponíveis no processo de liberação do Registro.br, que acontece três vezes ao ano.

Esse processo tem como objetivo disponibilizar novamente nomes de domínios que, porventura, tenham sido removidos por não renovação. Qualquer pessoa pode registrar um domínio removido.

Caso seu domínio esteja nessa situação ou você quer registrar um domínio removido, fique atento ao site do Registro, para saber se o domínio desejado estará no processo de liberação.

Seu provedor de serviços também pode ajudar

Algumas empresas de hospedagem de sites que administram grande quantidade de domínios são homologadas pelo Registro.br e podem executar a manutenção dos domínios hospedados em seus servidores.

Caso não consiga regularizar sua situação junto ao órgão responsável, entre em contato com seu provedor de serviços. Além de tirar dúvidas sobre seu cadastro no Registro.br, o provedor poderá auxiliá-lo no processo de reativação do domínio congelado.

IMPORTANTE: Registrando seu domínio / realizando sua hospedagem de site com a Task, ficamos responsáveis pela comunicação junto ao cliente de maneira mais eficiente, evitando que o domínio seja congelado.

Se você é cliente da Task e tem dúvidas sobre os processos de registro e manutenção do seu domínio, entre em contato conosco. Estamos sempre à disposição para ajudá-lo!

Leia também!

2

task_blog

A Task tem por objetivo prover soluções em internet e comércio eletrônico que otimizem processos e gerem resultados para pessoas e organizações. São mais de 20 anos de experiência em hospedagem de sites, serviços de e-mail, servidor virtual, servidor dedicado, loja virtual e muito mais. Saiba mais em www.task.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *