0

Hospedagem de site: mensagem de site não seguro

É essencial ter uma hospedagem de site que seja segura para ter confiança e credibilidade nos serviços prestados

A internet está tão presente em nossa vida que é cada vez mais comum efetuar compras, realizar transações financeiras e disponibilizar informações pessoais em sites e aplicativos.

Esta facilidade, ao mesmo tempo que nos traz praticidade para o dia a dia, também ressalta a necessidade de estarmos atentos para a segurança de nossas informações.

Existem alguns sites que mostram a mensagem de site não seguro nos navegadores internet, como o Google Chrome ou o Firefox. Isso acontece porque os navegadores fazem constantes atualizações em suas plataformas e podem considerar web sites como inseguros, mesmo quando estes não possuem arquivos maliciosos publicados.

Por que aparece mensagem de site não seguro no meu web site?

A mensagem de site não seguro é apresentada quando o navegador identifica que a conexão entre ele e o site acessado é realizada sem criptografia, ou seja, por meio do protocolo HTTP (sem o “S” de HTTPS, que tem se tornado padrão).

Em sites institucionais, que geralmente não solicitam informações pessoais do usuário, o acesso não necessariamente pode ser considerado inseguro.

O que fazer para tirar a mensagem de não seguro do meu site?

Para retirar a mensagem de site não seguro do navegador você precisa migrar para o protocolo HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure).

Esse protocolo é utilizado para criptografar os dados transmitidos entre navegador e site acessado, através de um certificado SSL.

Além disso, é necessário que todo o código do site esteja adaptado para o novo protocolo e para funcionamento com o certificado SSL.

O que é um Certificado SSL?

O Secure Socket Layer (SSL) é uma tecnologia que protege as informações na internet. No caso de sites, ele funciona criptografando os dados trafegados entre o navegador e o site acessado.

Esse certificado é recomendado para qualquer site disponível na internet e é essencial, principalmente, em páginas que coletam informações confidenciais e pessoais dos usuários, tais como documentos e números de cartões de crédito.

O que fazer para ter um site com hospedagem segura?

A solução para ter um site seguro é realizar a inserção da chave SSL em sua página.

Em páginas que são hospedados em ambiente Linux, a Task disponibiliza o certificado Let’s encrypt gratuitamente. Basta habilitar através do PainelWeb da Task que a instalação será feita de forma automática.

Existe, ainda, a opção de contratar um certificado de segurança com alguma entidade responsável pela emissão (COMODO Brasil, GlobalSign, etc.). Isso é possível tanto para sites hospedados em ambiente Linux, quanto windows.

No caso acima, o primeiro passo para adquirir o Certificado SSL é gerar o CSR (Certificate Signing Request). Caso seja cliente Task, o nosso suporte pode gerá-lo para você.

Possivelmente será necessário que o desenvolvedor realize alterações nas URLs do site, para que as páginas possam ser carregadas com o “HTTPS”.

Site seguro tem melhor colocação nos resultados de busca do Google

O certificado SSL, além de manter o site seguro, passou a ser um dos fatores de classificação nos resultados de busca no Google. Os sites que adotarem o certificado de segurança aparecem em posições melhores.

Como o seu site vai aumentar em uma letra, será preciso informar a mudança para o Google para continuar aparecendo nas pesquisas.

Quer saber mais sobre segurança?

Acesse nosso blog para ler mais sobre como certificar segurança HTTPS na sua hospedagem de site WordPress.

É essencial ter uma hospedagem de site que seja segura para ter confiança e credibilidade nos serviços prestados. Para descobrir como aumentar a segurança do site você pode ler mais no artigo que disponibilizamos em nosso blog.

Conheça o sistema de antivírus desenvolvido pela Task que avisa a todos os clientes sobre a presença de arquivos maliciosos em seus respectivos sites.

Leia também!

Como registrar um domínio na internet

Serviços adicionais para hospedagem de site: monitoramento, atendimento e e-mail profissional
Hospedagem de site: entenda os códigos de erro ao abrir uma página

0

task_blog

A Task tem por objetivo prover soluções que geram resultados para você e/ou sua empresa. Conheça nossos serviços: hospedagem de sites, e-mails, servidores virtuais, servidores dedicados, loja virtual e muito mais. Acesse: www.task.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *